top of page
Para ver como funciona, vá para o seu site online.
Mosca Branca dos Frutos - Bemisia Tabaci
Mosca Branca dos Frutos - Bemisia Tabaci
3 comentários
Curtir
3 comentários
Pense diferente
Pense Quantum Digital
Quantum Digital CNPJ:13.784.123/0001-02
Laboratório desenvolvimento
BA-099 Km32 - Vilas do Jacuipe CEP: 42.837-002 - Camaçari BA
Escritório
Rua 2B Setor Planalto, Alto Paraíso CEP 73.770-000 - GO
Quantum Digital
© 2019 por Quantum Digital
Tempo estimado de envio 15 dias desde a data da compra
bottom of page
Na safra de 2012/13 muitos produtores já enfrentavam o problema e houve muito abandono de áreas com alta infestação da mosca branca. Outro ponto importante é que a mosca branca tem um grande número de hospedeiros. O seu ciclo só não é tão intenso em gramíneas. Áreas com a cultura do algodão também favorecem a praga, mesmo com aplicação de defensivos químicos. Além disso, o fator climático também interfere onde a mosca branca permanece nas lavouras até em períodos de seca, sendo um ambiente preferido para essa espécie.
A mosca branca é uma das pragas causadoras de prejuízos à cultura da soja e do algodoeiro no estado do Mato Grosso. Ao sugar a seiva das plantas, os adultos e ninfas provocam alterações no desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta, debilitando-a e reduzindo sua produtividade.
A biologia da mosca branca é complicada pela aparente existência de diferentes biótipos, cujo significado evolutivo e prático continua pouco esclarecido. No Brasil existem diferentes biótipos de B. tabaci e a B. argentifolii (também chamada de Biótipo B da B. tabaci), cuja separação só é possível de ser feita através de marcadores moleculares ou técnicas especiais de criação.
Os adultos medem 0,8mm de comprimento e, aparentemente, são de coloração geral branca, mas apresentam asas brancas e corpo amarelo. Sob condições climáticas favoráveis, seu ciclo de vida pode ser de duas a quatro semanas, podendo produzir até 15 gerações por ano. Localizam-se, preferencialmente, na face inferior das folhas, onde ovipositam, em média, 150 a 300 ovos por fêmea. A preferência para oviposição em algodão é afetada pela estrutura da folha, pela gravidade (positiva) e pela luz (negativa, exceto para adultos em voo). Outros fatores que podem estar envolvidos são interações entre gravidade, luz, estruturas foliares, condições ambientais e inimigos naturais. A temperatura é o principal agente externo que influencia a metamorfose progressiva da mosca branca, fazendo com que o seu ciclo de vida possa variar de 15 a 24 dias. As ninfas apresentam coloração verde-amarelado e passam por quatro instares. A ninfa de 1º instar é móvel, ou seja, apresenta pernas e é capaz de se mover na folha ou planta. Já a partir do 2º instar, as ninfas perdem as pernas e são imóveis. Permanecem dessa forma até a emergência do adulto. A partir do 3º instar, as ninfas são facilmente visíveis, assemelhando-se a cochonilhas. As ninfas das moscas brancas do gênero Bemisia caracterizam-se por não terem franjas formadas por filamentos ceráceos ao redor do corpo.
Matéria pubilcada - site Revista Cultivar